domingo, 2 de setembro de 2007

ATIVIDADE 12.1.4.

Projeto: O papel e o computador: uma proposta para um consumo sustentável.

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental II.

Tempo Estimado: Um bimestre.

Justificativa:

As reflexões acerca das questões relacionadas ao meio ambiente tornam-se indispensáveis no atual contexto histórico. Cada vez mais o homem intervém violentamente no seu meio de forma a melhor adequá-lo as suas necessidades políticas e sociais tendo como pano de fundo o consumo, motor do modelo econômico capitalista.

Nesse ínterim, os valores invertem-se com a mesma rapidez e sutileza com que as máquinas evoluem e começam a fazer parte de nossas vidas acarretando assim não só uma crise no meio ambiente no sentido natural da palavra, mas também uma crise nos já mencionados valores de diferentes civilizações e culturas cada vez mais industrial e cosmopolita.

Cabe ao homem a reflexão constante acerca da sua relação com a natureza, pois este não deve agir sobre esse meio como se fosse dono, mas numa perspectiva de interação e percepção da sua existência enquanto parte deste, ou seja, o futuro da humanidade depende de cada um.

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Temas Transversais (MEC, 1998, p. 178/179),

“..., a questão ambiental representa quase uma síntese dos impasses que o atual modelo de civilização acarreta, pois consideram o que se assiste no final do séc. XX, não só uma crise ambiental, mas civilizatória, e que a superação dos problemas exigirá mudanças profundas na concepção de mundo, de natureza, de poder, de bem-estar, tendo por base novos valores”.

Nessa perspectiva, essas reflexões num ambiente escolar podem vir a contribuir com a conscientização do aluno e consequentemente da sua comunidade acerca da identificação e da resolução dos problemas ambientais que o cercam e dessa forma este, possa contribuir como agente transformador do seu meio de forma sustentável.

A este ponto, faz-se necessário um trabalho dirigido a tais questões priorizando a reciclagem e o reaproveitamento de materiais como por exemplo o papel.

Segundo trecho do texto “Papel”, disponível em http://www.wikipédia.org/wiki/Papel,

“No início da chamada “era dos computadores”, previa-se que o consumo de papel diminuiria bastante, pois ele teria ficado obsoleto”. No entanto, esta previsão foi desmentida na prática: a cada ano, o consumo de papel tem sido maior.

É fato que os escritórios têm consumido muito mais papel após a introdução de computadores. Isso pode ter ocorrido tanto porque com os computadores, o acesso à informação aumentou muito (aumentando a oferta de informações, aumenta também a demanda), quanto pela facilidade do uso de computadores e impressoras, o que permite que o uso do papel seja menos racional que outrora (escrever à mão ou à máquina datilográfica exigia muito mais esforço, diminuindo o ímpeto de gastar papel com materiais inúteis). De fato, a porcentagem de papéis impressos que nunca serão lidos é bastante alta na maior parte dos escritórios (especialmente os que dispõem de impressoras a laser (que imprimem numerosas páginas por minuto)”.

Com base no trecho citado, o presente projeto pretende criar um ambiente que favoreça o desenvolvimento de atitudes, habilidades e competências nos alunos do ensino fundamental II, para a resolução de problemas vinculados ao tema proposto, bem como para a criação de uma cultura de uso consciente do papel na comunidade e também do seu reaproveitamento.

OBJETIVOS:

  1. Refletir sobre os problemas ambientais de forma geral, ou seja, num contexto globalizado.
  2. Refletir e discutir questões ambientais mais restritas ao dia a dia do aluno para que esse possa perceber os reflexos das suas ações num contexto mais amplo.
  3. Criar um ambiente de favorecimento ao senso crítico quanto ao uso do papel.
  4. Estimular a criação artística tendo como suporte papéis inutilizados pela escola e pela comunidade através de oficina de reciclagem.
  5. Identificar problemas ambientais relacionados ao mau uso do papel na comunidade e criar situações para possíveis soluções desses problemas.

DESENVOLVIMENTO:

1. De início faz-se necessário fazer o levantamento das informações que os alunos já possuem sobre o tema a ser trabalhado: Papel.

2. Posteriormente, o professor, alicerçado nessas informações poderá realizar juntamente com as classes uma pesquisa em diferentes fontes de informação, e selecionar algo que constitua novidade para o enriquecimento do tema e após as leituras poderá ser feito também debates entre grupos ou com a classe toda.

3. Concomitante as discussões torna-se necessário também a realização dos registros que poderá ser feito por todos ou por apenas um membro da classe para socialização.

4. Pesquisar as “fontes de desperdício” de papel no bairro e dessa forma fazer uma espécie de coleta para a realização de oficina de produção de papel na escola.

5. Realização da oficina.

6. Utilização do papel produzido na oficina para a confecção de objetos artesanais como: porta-retratos, blocos de anotação, cadernos, álbuns de fotografias, painéis, etc...

7. Utilização do papel produzido na oficina também para divulgar produções textuais dos alunos sobre as reflexões feitas em classe sobre a preservação do meio ambiente através de painéis ou livrinhos.

8. Exposição da produção.

OBS:

  1. Como recurso poderá ser utilizado também vídeos com documentários sobre o tema.
  2. Se os trabalhos forem realizados em grupo, poderá ser feito também um seminário e este poderá ser gravado.

RECURSOS:

  1. Textos informativos: internet, jornais, revistas, livros etc...
  2. Computador.
  3. TV , DVD e filmadora.
  4. Materiais da oficina: pesquisado no site: http://www.apoema.com.br

Sala ampla com instalação hidráulica – tanque ou pia.

  • 1 liquidificador industrial ou mesmo caseiro se for para uma pequena oficina;
  • 1 prensa;
  • 1 fogão;
  • 30 formas (telas com moldura);
  • 5 baldes e 5 bacias retangulares ou tanques;
  • 1 panela grande;
  • pequenas ferramentas: tesouras, espátulas, escovas, materiais de limpeza, etc.;
  • prateleiras;
  • 1 mesa forte para a prensa;
  • perfurador para encadernação em espiral;
  • 1 guilhotina;
  • tecidos e feltros;
  • papel (jornais, revistas, folhas usadas...);
  • corda e prendedores;
  • 1 tanque ou pia;
  • materiais para acabamentos: cola, tinta, pincéis;
  • materiais gerais para limpeza.

AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá ser formativa e processual e deve envolver ambas as partes: professor e aluno.

CONCLUSÃO: